Pages - Menu

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Malamute do alasca


Malamute-do-alasca (em inglês: Alaskan Malamute) é uma raça de cães nórdicos oriunda dos Estados Unidos. Considerada antiga, tem sua origem imprecisa, embora saiba-se que foram desenvolvidos por tribos do Alasca para o trabalho. Criado para puxar trenós e auxiliar na caça, foi nomeado em homenagem à tribo que primeiramente desenvolveu estes caninos, os Mahlemuts. Resistentes e fortes, foram peças fundamentais para os colonizadores da região durante o período da corrida do ouro.
Fisicamente, estes animais podem chegar a medir de 58 a 64 cm na cernelha e pesar entre 34 e 38 kg. A pelagem, densa e com subpelo, é considerada macia e rústica, embora não seja longa. Seu temperamento é classificado como amistoso e afetivo, bem como companheiro, brincalhão e por vezes, maduro.

Como saber o porte do seu cão

Ache o Porte - SRD

Na literatura pesquisada, encontrei diversos critérios para estabelecer os tamanhos, sendo que a maioria não contemplava os minis e os gigantes. Resolvi, então, elaborar um quadro de classificação visando atender um conceito mais popular e prático de como nós, proprietários, percebemos os tamanhos.

Para tanto utilizei o seguinte critério: levei em consideração a:

1.     Faixa de peso – o peso mínimo das fêmeas e o máximo dos machos atribuídos aos padrões de cada raça.
2.     Faixa de altura – também segui o padrão de cada raça abrangendo a faixa entre o mínimo para as fêmeas e o máximo para os machos. Em seguida adotei a co relação peso X altura













 TABELA DE PORTE
Porte
Peso - Kg
Altura Máxima
Mini 0,5 a 6 33 cm
P 6 a 15 43 cm
M 15 a 25 60 cm
G 25 a 45 70 cm
XG 45 a 90 sem limite
Os donos dos Sem Raça Definida poderão classificar o porte de seus cães.
É só verificar quanto ele pesa e medir a altura.
Medir altura: encoste seu cão numa parede, em pé, com as quatro patas no chão e com um lápis faça uma marquinha na parede, na altura onde acaba o pescoço do cão e começa o corpo (= cernelha).

 

Veja em cm dessa marca até o chão quanto mede - essa é a altura do seu cão.

Copyright Cristina Agostini - 2009
Este texto é protegido pela lei de direitos autorais.
É permitida a sua reprodução sem alterações,
desde que incluídos o link e os créditos a seguir:
Cristina Agostini - Adestradora
       Dogsnet – Produtos e Brinquedos diferentes prá cachorro!           
www.dogsnet.com.br

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como acabar com Pulgas em seu cão

Esses pequenos insetos marrom-escuro gostam de temperaturas quentes e bastante umidade, por isso, em algumas regiões, eles são mais do que um simples “problema de verão”.
Hoje, temos no mercado uma infinidade de produtos que prometem acabar com esses parasitas e evitar que novos deles subam no seu peludo. Há uma variedade de opções: talcos, pipetas, sprays, coleiras etc. No entanto, devemos sempre nos perguntar: em que um veneno que, entrando em contato com a pele do animal e passando para sua corrente sanguínea deixa o cão ou gato livre de parasitas por um mês, pode prejudicar o meu animal?
Segundo um artigo publicado pela Drª. Karen Becker, que pode ser lido aqui (em inglês), muitos animais tem tido reações alérgicas às pipetas anit-pulgas. Em 2008, foram registrados, junto à Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA) 44.000 casos de reações alérgicas que variavam de irritações na pele à morte do animal, nos casos mais graves (600 mortes).
Alguns dados foram levantados pela EPA, em relação aos animais que apresentaram reações. Cito abaixo alguns deles:
- Muitos dos casos aconteceram com cães com idade inferior a 3 anos;
- Cães sem raça definida foram citados com mais frequência. No entanto algumas raças também são vistas como mais propensas à reações: Chihuahua, Shih Tzu, Poodle, toy Lulu da Pomerania, Dachshund, Maltês, Yorkshire Terrier e Bichon Frisé.
- Alguns cães incluiam sintomas gastro-intestinais, tais como vômitos, salivação e diarréias;
É importante lembrar que pulgas e carrapatos dão preferências a animais com baixa imunidade. Assim sendo, oferecer uma alimentação que forneça os nutrientes necessários ao seu animal já ajuda e muito a reduzir os riscos de parasitas. No entanto, a depender do ambiente em que o animal vive, outras medidas podem se fazer necessárias.
Há 1 ano fomos morar em Porto Alegre e nosso apartamento lá era de carpete (Não sei porque gaúchos têm a infeliz mania de usar carpete no chão). O antigo morador tinha um cachorro que deixou de herança para Sushi uma inifinidade de pulgas. Não deu outra: Sushi se coçava o tempo todo e junto com isso começaram a queda de pelos e feridas pelo corpo. Diagnóstico do vet: DAPP.
Na época, ela usava Frontline pipeta e o vet nos aconselhou mudar para o spray. Não adiantou em nada. Então fui pesquisar alternativas naturais para controle de pulgas. Cito aqui as que usei com Sushi e outras que não testei, mas que também encontrei na internet. As que lembro onde encontrei, coloco a fonte. Outras não lembro. Se alguém souber a fonte, favor avisar, tá? ;)

1- "Chá" de Capim Cidreira:
Receita: Coloque um litro de álcool em um recipiente que possa ser fechado e coloque metade dele com erva cidreira fresca (Aquela de folha comprida) e deixe assim por 24 horas. Depois misture a solução que se criou a 10 litros de água e dez colheres de sopa de sal e coloque em 5 pets de dois litros. Então é só borrifar 2 x por semana e na casa toda, ou quintal, de onde podem estar surgindo as pulgas. Fonte: Comunidade As Neuróticas Mães de Pet
Essa receita eu fiz e borrifava em todo o carpete do apartamento 2x ao dia.
 
2- Chá de Cravo da India:
Receita: Preparar uma infusão e no último enxague do banho, jogue neles. Além de ficar um perfume delicioso, espanta carrapatos e pulgas. Fonte: Comunidade Vida de Cachorro
Também utilizei essa receita em Sushi e ela realmente ficava com um cheirinho maravilhoso de cravo da Índia.
 
3- Sabonete Phebo:
Passei a dar banho nela com sabonete Phebo, já que é feito de pétalas de rosas e estas servem como repelente para pulgas. Fonte: Comunidade Vida de Cachorro


4- Oléo de Neem e Citronela:
Estes são dois óleos naturais eifcazes no combate a parasitas externos em animais. Não cheguei a usá-los, pois consegui acabar com as pulgas antes de recorrer a eles ;)


6- Mudas de Capim Cidreira e Citronela:
Plantei mudas de Capim Cidreira e Citronela e espalhei pela casa. Ao fim da tarde elas liberam um cheirinho mais forte que também contribui com o controle de pulgas.


7- Alho:
E aqui, o meu predileto no controle dessas pragas. Sushi, desde que passou para a Alimentação Natural, sempre comeu uma fatia bem fininha de alho na sua refeição da noite. No entanto, quando fui morar em Porto Alegre, almoçava fora todos os dias, o que me fez esquecer de comprar alho para Sushi também. Depois do diagnóstico de DAPP, voltei a dar alho a ela e, dentre os que citei, acho que o alho foi quem mais contribuiu com o controle das pulgas. Segundo Karen Becker, o alho pode ser oferecido no intuito de reduzir os parasitas tanto internos quanto externo nos cães. No entanto, o alho se dado em grandes quantidades pode ser tóxico, como pode ser visto nesse artigo do Cachorro Verde. Hoje, aos meus peludos, ofereço apenas uma fina fatia de alho ao dia.
 

Duas dicas simples e eficaz para acabar com carrapatos de seu cachorro.

Como acabar com Carrapatos em cães

Como acabar com Carrapatos em cães
Como evitar carrapatos
Receita caseira para acabar com carrapatos
Nunca arrance o carrapato pois, uma parte dele pode permanecer na pele e infeccionar o local.
Utilize sempre algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato.
Assim como nos humanos, estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele “desmaia”, facilitando a
 sua retirada.
Se seu animal de estimação esta infestado, lave-o bem com sabão e água morna.
Seque-os completamente e enxágue-os com uma solução preparada com meia xícara de alecrim colocada em água fervente e descansada por 20 minutos.
Espalhe a solução por todo o animal e deixe-o secar ao ar livre. Não use toalha.
Para prevenir infestações, acrescente levedura de cerveja e alho às refeições do seu animal de estimação.


Outra dica para acabar com carrapatos

2 Colheres de sopa de vinagre branco
1 Colher de sopa de álcool
1 Litro de água
Lavar normalmente seu animal e depois o enxágue Passe esta mistura caseira no corpo todo do animal, mergulhe principalmente as patas na mistura. Em seguida, limpe a casa normalmente e passe um pano molhado com essa mistura caseira.


Como evitar carrapatos:

1 – Lave com frequência os abrigos de animais domésticos, passando desinfetante após a lavagem.

2 – Vistorie com frequência os animais domésticos, principalmente quando estiverem inquietos e com muita coceira.

3 – Vede frestas e buracos em pisos e paredes, principalmente, quando localizados nos abrigos de animais domésticos.

4 – Mantenha aparada a vegetação de jardins e quintais, não, não permitindo o crescimento de capim próximo às residências.

5 – Controle os carrapatos dos animais domésticos com a orientação de um médico veterinário.

Fila Brasileiro

 
Entre as mais de trezentas raças de cachorros reconhecidas oficialmente, existe uma brasileira que já conquistou numerosos adeptos em diferentes países.
A origem da raça Fila Brasileiro, como a de tantas outras raças caninas é incerta. Somente pode-se supor que descende do cruzamento de cães levados ao Brasil pelos conquistadores portugueses e espanhóis. De fato, é possível indentificar no Fila Brasileiro traços de algumas raças como o Bloodhound, o Mastiff e o Bulldog.
O olhar melancólico do Fila Brasileiro lembra bastante o Bloodhound, raça da qual herdou também o olfato apuradíssimo. Ao observar sua volumosa estrutura, pensa-se no Mastiff, que impõe respeito somente com sua presença, qualidade que soma-se a uma coragem quase brutal e um natural instinto vigilante. Finalmente, o Bulldog transmitiu-lhe o antigo temperamento impetuoso e implacável. O Fila Brasileiro, ou cão de fila, é um cachorro de grande porte, acostumado à grandes espaços e ideal para sítios e fazendas. Um típico molosso, o Fila Brasileiro é desconfiado na presença de estranhos e não admite a menor familiaridade.
Os olhos do Fila Brasileiro são de tamanho médio, de formato ligeiramente amendoado. As orelhas, em forma de V são levadas altas quando o cão está em estado de alerta. Tem a cabeça grande, com focinho largo e stop pronunciado.
A pele é grossa, flácida e elástica, sobretudo no tronco e no pescoço. A pelagem é curta, suave e lisa.
A altura do Fila Brasileiro varia de 65 cm a 75 cm para os machos, e de 60 cm a 70 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso mínimo para a raça é de 40 kg, para as fêmeas, e de 50 kg, para os machos.

Dicas a +
Raça

Fila Brasileiro

País de origem Brasil
Nome orginal Fila Brasileiro
Grupo 2 Pinscher, Schnauzer e Molossóides
Utilização Guarda e Boiadeiro
Porte Grande / Gigante
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Dócil, Obediente, Intolerante a Estranhos
Adestrabilidade Média

Pequinês ou Pekingese


De origem chinesa, o Pequinês é considerado hoje uma raça inglesa. Os primeiros exemplares foram levados à Grã-Bretanha em meados do século 19 por oficiais ingleses após a queda de Pequim, e um desses cães foi oferecido como presente à rainha Vitória.
Enquanto a criação na Inglaterra desenvolveu-se de tal modo que se obtiveram exemplares de beleza inigualável, a criação em seu país de origem decaiu subitamente e foi necessário reimportar reprodutores da Europa e da Austrália para dar continuidade a criação.
O Pequinês é um cachorro pequeno, bem equilibrado e valente. Possui aspecto leonino, é independente e capaz de defender-se. Os olhos da raça são grandes, cristalinos, de cor escura e brilhante, levemente proeminentes e redondos. As orelhas, em forma de coração, são providas com longas franjas. O pescoço do Pequinês é um pouco curto e grosso. O tronco do Pequinês é curto, mas com tórax amplo. A cauda é de inserção alta, posição rígida, levemente curva sobre o dorso, com franjas abundantes.
A pelagem da raça Pequinês é longa e reta, com crina abundante que se estende atrás dos ombros, formando uma espécie de coleira ao redor do pescoço.
A pelagem de cobertura do Pequinês é basta, com franjas abundantes nas orelhas, nos membros, nas coxas, na cauda e nos pés.
Todas as cores e marcas são admitidas para a raça Pequinês, e apreciadas igualmente, com excessão do albino e da cor de fígado. Os exemplares multicolores apresentam manchas bem definidas.
O peso da raça Pequinês fica entre os 2 e 8 kg.

Dicas a +
Raça

Pequinês

País de origem China / Grã-Bretanha
Nome orginal Penkingese
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Dócil, Corajoso, Leal, Indiferente
Adestrabilidade Média

Collie

 
Collie - Este belíssimo cão de pastoreio começou a chamar a atenção dos cinófilos no princípio do século 19, e nessa época, era mais conhecido na Escócia setentrional. Tinha uma cabeça mais curta e era mais baixo do que os exemplares conhecidos hoje.
Numerosas hipóteses foram propostas a respeito de sua ascendência. Alguns afirmam que deriva de cães como o Terra Nova ou o Setter Gordon, enquanto outros o vinculam ao Deerhound e ao Scottish Terrier.
A fama de que goza hoje, tanto na América quanto na Europa e Austrália, deve-se por certo, à sua beleza e a seus excepcionais dotes psicofísicos, que lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência. A estrutura física do Collie expressa força e agilidade. Esta é uma raça que conquista imediatamente como cão de grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo muito bem proporcionada ao conjunto.
A exuberante pelagem confere harmonia à forma do cão. Na variedade de pelo longo (Rough Collie) a pelagem é muito densa, longa, tem cobertura áspera e subpelo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.
A altura dos exemplares machos da raça varia de 56 cm a 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 51 cm a 56 cm. O peso pode variar de 18 a 29 kg.

Dicas a +
Raça

Collie

País de origem Grã-Bretanha
Nome orginal Collie (Rough) / Collie (Smooth)
Grupo 1 Cães Pastores e Boiadeiros
Utilização Pastoreio
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Dócil, Alegre, Amistoso, Equilibrado
Adestrabilidade Muito Alta

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mastino Napoletano / Mastim Napolitano / Napolitan Mastiff

O Mastino Napoletano é um excelente cão de guarda, muito dócil com a família e insuperável guardião de propriedades.
O Mastino Napoletano é um cachorro muito equilibrado, dotado de um apurado discernimento entre o bem e o mal, o certo e o errado.
Trata-se de um molosso muito antigo, descendente provavelmente do Mastim do Tibete.
Registros da época da Roma Antiga, catalogaram a existência de um cão que obedece as características descritivas do Mastino Napoletano.
Estes cachorros eram usados para guarda das casas, devido ao seu tamanho e coloração do pelo, que amedrontava os ladrões durante o dia, e passavam desapercebidos durante a noite.
No entanto, o Mastino Napoletano, tal como o conhecemos hoje, foi apresentado à cinofilia em uma exposição na cidade de Nápoles no ano de 1946.
O pelo da raça Mastino Napoletano é curto, denso e uniforme e a pele é solta. A altura dos exemplares machos da raça varia de 65 a 72 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas, medem de 60 à 68 cm. O peso da raça varia de 50 a 70 kg podendo ultrapassar dependendo da alimentação e falta de exercícios físicos.
 
Dicas a +
Raça

Mastino Napoletano

País de origem Itália
Nome orginal Mastino Napoletano
Grupo 2 Pinscher, Schnauzer e Molossóides
Utilização Guarda e Defesa
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Leal, Vigilante, Não Agressivo
Adestrabilidade Média / Alta

Shih Tzu

Formada provavelmente a partir do cruzamento dos pequenos cães sagrados do Tibete com os antepassados do Pequinês moderno, a raça Shih Tzu foi levada para a Europa por volta de 1930, e desde então muitos exemplares foram criados com sumo cuidado por todo o continente.
Na religião budista o Leão é considerado um animal-atributo da divindade e em muitas pinturas antigas, o próprio Buda está representado junto à um leão. Talvez por esse motivo, o Shih Tzu, uma das raças com aspecto leonino, (e que o próprio nome em chinês significa leão), seja uma das raças que até hoje são tão apreciadas em toda a China.
Pertencente ao grupo dos cães de companhia, o Shih Tzu é um cachorro muito ativo, atento e dócil. É uma raça considerada independente, porém carinhosa.
De aparência robusta e pelagem abundante mas não excessiva, o Shih Tzu tem um distinto porte arrogante e apresenta uma cabeça com aspecto de crisântemo.
Seus olhos são escuros, grandes e redondos. As orelhas do Shih Tzu também são grandes, caídas, implantadas levemente abaixo do alto da cabeça, cobertas com pelagem abundante.
A cauda do Shih Tzu é de inserção alta, com franjas bem enroladas no dorso e bem guarnecida de pelos. A raça Shih Tzu possui um a belíssima pelagem longa e abundante, não crespa, com bom sub-pelo. De acordo com o padrão oficial internacional da raça, todas as cores de pelagem são aceitas.
Com no máximo 27 cm de tamanho, o peso médio dos exemplares da raça Shih Tzu varia de 4,5 a 8 kg.

Dicas a +
Raça

Shih Tzu

País de origem Tibet
Nome orginal Shih Tzu
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Baixa / Média
Temperamento Carinhoso, Independente
Adestrabilidade Alta

Akita Inu


Excelente cão guardião e de companhia, O Akita foi desenvolvido na região japonesa de mesmo nome. Era utilizado em tempos antigos nas zonas noro-orientais do país para a caça grossa.
Mais tarde, a partir do século 17 foi amplamente utilizado como cão de combate, pela sua constituição robusta e seu temperamento, caracterizado pela coragem que parece não conhecer limites.
Hoje a raça Akita está protegida pelo estado japonês, que proíbe o seu emprego nas rinhas e vela por sua integridade. Trata-se de um cachorro de pelo duro e sub pelo oleoso, excelente para caça na água, pois seu pelo é praticamente impermeável e resistente ao frio. É um cão de tamanho médio a grande, expressão atenta e movimentos muito ágeis e precisos. De constituição sólida e bem proporcionado, apresenta um aspecto imponente, caráter prudente, dócil e afetuoso.
A altura dos exemplares machos da raça Akita é de 67 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já os exemplares fêmeas da raça devem medir cerca de 61 cm, com uma tolerância de 3 cm para mais ou para menos.

Dicas a +
Raça

Akita

País de origem Japão
Nome orginal Akita
Grupo 5 Spitz e cães do tipo primitivo
Utilização Cão de Companhia
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Calmo, Dócil, Fiel, Receptivo
Adestrabilidade Média

Samoieda ou Samoyed

 
O Samoieda é um lindo cão de trabalho, de tamanho médio, originário da região da Sibéria. Originalmente, era utilizado na parte norte dessa região, fosse como cão de trenó ou como auxiliar nas diversas funções de caça.
O Samoieda é um típico Spitz ártico, de cor branca e aparência elegante. É um cachorro ágil, bastante ativo, forte, extremamente resistente ao frio. Demonstra dignidade, graça e segurança.
Os olhos dos cães da raça Samoieda são castanhos, de formato amendoado, que demonstram, ao mesmo tempo, inteligência e um olhar sempre alerta. A raça Samoieda apresenta uma linda cabeça, com stop moderado. Esta raça possui uma belíssima pelagem longa, de cor branca ou creme.
O Samoieda é uma raça muito inteligente e precisa da proximidade e amor do seu dono. Não é um cão que aceite ficar sempre preso. Gosta estar com a família, é companheiro, leal, dócil e muito afetuoso. O instinto de caça é quase inexistente e devido a sua extrema docilidade não deve ser usado como cão de guarda.
A altura dos exemplares machos da raça samoieda devem ficar entre 51 e 56 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 46 à 51 cm.

Dicas a +
Raça

Samoieda

País de origem Rússia / Sibéria
Nome original Samoiedskaïa Sabaka
Grupo 5 Spitz e Cães de Tipo Primitivo
Utilização Cão de Trenó, Companhia
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Amigável, Aberto, Dócil
Adestrabilidade Alta

Rottweiler


Apesar de ser uma raça versátil, utilizada hoje em dia para diversos propósitos, o Rottweiler é principalmente uma das mais antigas, se não a mais antiga das raças de pastoreio.
As origens da raça são remotas, e várias as hipóteses propostas. Os alemães asseguram que o Rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O Rottweiler teria, portanto, se originado do Mastim Tibetano, que servia aos romanos como guarda e na condução do gado. A raça foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club em 1931 e embora ainda usado em atividades de pastoreio, o Rottweiler desempenha hoje outras funções, como as de cão de resgate e busca, cão-guia para cegos e cão de guarda ou policial.
Trata-se de um cachorro de tamanho médio a grande, nem pesado nem leve. Não é um cachorro alto, seu corpo é curto, compacto e robusto.
De inteligência notável, a devoção e dedicação ao trabalho do Rottweiler são extraordinárias, assim como a obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. De acordo com o Padrão da Raça, o Rottweiler é de boa índole, calmo, muito dedicado, obediente, dócil e ansioso para trabalhar. O Rottweiler é uma raça forte, com acentuada predisposição genética às atividades de pastoreio e instintos de guarda. Como acontece com qualquer outra raça, o comportamento potencialmente perigoso em cães da raça Rottweiler geralmente é resultado da posse irresponsável, abuso, negligência ou falta de socialização durante a fase de crescimento.
O aspecto geral da raça Rottweiler demonstra, a primeira vista, espontaneidade e coragem.
Seu olhar tranquilo denota suavidade e fidelidade absoluta. O caráter da raça está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade. Os olhos do Rottweiler tem tamanho médio, cor castanho-escuro, e expressam ternura e fidelidade.
A pelagem é curta, densa, de pelo reto, sem sub-pelo no pescoço, de tamanho mais longo somente nos membros anteriores, posteriores, e na cauda, enquanto no resto do corpo tem uma pelagem mais curta e bem aderente.
A altura desejada para os exemplares machos da raça varia entre 60 e 68 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas desta raça devem medir entre 55 e 65 cm, sempre em harmonia com a estrutura geral do cachorro.

Dicas a +
Raça

Rottweiler

País de origem Alemanha
Nome orginal Rottweiler
Grupo 2 Molossóides e Boiadeiros
Utilização Tração, Guarda e Boiadeiro
Porte Médio / Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Amigável, Auto-Confiante, Corajoso
Adestrabilidade Alta

Bull Terrier

As características do Bull Terrier, tal qual o conhecemos hoje, foram fixadas a mais ou menos um século, e em sua origem, encontramos muito do bulldog, que foi criado para lutar contra touros em exibições públicas.
Alguns criadores, buscando exemplares mais ágeis, e lutadores imbatíveis, cruzaram o bulldog com o antigo terrier inglês branco, muito difundido na época.
Os primeiros exemplares obtidos mostraram-se muito volumosos, e diferentes entre sí. Mais tarde, através de cruzamentos com o dálmata e terriers ingleses brancos, o Bull Terrier tornou-se o cachorro ágil e forte que conhecemos hoje.
O Bull Terrier também foi usado para caçar ratos e hoje em dia é um grande guarda e ótimo companheiro.
O Bull Terrier  é uma raça obediente e tolerante frente a disciplina. É um cachorro de constituição sólida, ativo, simétrico, de expressão profunda, decidida.
Os olhos da raça Bull Terrier são fundos, pequenos, amendoados, o mais escuros possível, de olhar penetrante.
As orelhas são eretas, finas, próximas entre si. A cauda da raça Bull Terrier não é muito curta, de inserção não muito alta. A pelagem é curta, compacta, reluzente, um pouco dura ao tato.
Não há limites para a altura e o peso do Bull Terrier, mas o cão deve dar a impressão de máxima substância para seu tamanho, em coerência com as suas qualidades e sexo.
 
Dicas a +
Raça

Bull Terrier

País de origem Grã-Bretanha
Nome orginal Bull Terrier
Grupo 3 Terriers
Utilização Caça
Porte Pequeno / Médio
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Equilibrado, Corajoso, Obstinado
Adestrabilidade Alta

Perdigueiro Português

Especula-se que as origens do Perdigueiro Português estejam vinculadas as do Braco Italiano, como acontece com outras raças afins.
O Perdigueiro Português é um cachorro resistente, forte, de aspecto vivaz e muito sociável.
Apto às funções de caça, o Perdigueiro Português é bastante inteligente, obediente e afetivo.
O Perdigueiro Português é um cachorro de porte grande, tem um focinho longo, largo, com stop bem visível. Os olhos são cheios, de cor escura.
As orelhas do Perdigueiro Português são caídas, de tamanho médio, com aproximadamente 15 cm de comprimento. A pelagem da raça Perdigueiro Português é curta, densa e forte. A cor do pelo é amarelo e castanho, uniforme ou manchado.
O tamanho dos exemplares machos da raça Perdigueiro Português é de 56 cm, em média. A altura das fêmeas é de 52 cm, também em média, medidos sempre a altura da cernelha. A variação de tamanho da raça Perdigueiro Português pode ser de 4 cm para mais ou para menos. O peso é de 23,5 kg para os machos, enquanto as fêmeas pesam 19 kg.
 
DIcas a +
Raça

Perdigueiro Português

País de origem Portugal
Nome orginal Perdigueiro Português
Grupo 7 Cães Apontadores
Utilização Caça
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Calmo, Vivaz, Afetivo, Submisso
Adestrabilidade Alta

Spitz Alemão

De beleza cativante, o Spitz Alemão é uma raça nórdica muito antiga, pertencente ao grupo dos spitz e cães de tipo primitivo. Sua utilização depende do porte do cachorro, mas é descrito como um cão de guarda e companhia.
O Spitz Alemão é um cachorro compacto e ativo, de caráter alerta e expressão inteligente. É alegre, amigo, sempre muito curioso. É esperto, excepcionalmente devotado ao dono. Desconfiado com estranhos e sem instinto de caça, o Spitz Alemão é um excelente guarda de propriedades. Um dos seus mais importantes e característicos atributos é a excepcional tolerância às baixas temperaturas.
É um cachorro extrovertido e companheiro. Adora a companhia da família e está sempre muito bem humorado. Não é um cachorro insistente, é muito tranquilo, o que o torna um grande cão de companhia. Elegante, o Spitz Alemão é considerado uma raça bastante inteligente e de fácil adestramento, em especial a variedade de menor porte. O Spitz Alemão aprende com facilidade, gosta de aprender e considera o treinamento uma grande brincadeira.
A cabeça do Spitz Alemão tem tamanho médio, o stop é moderadamente marcado e o focinho não é muito longo, mas harmoniosamente proporcional ao tamanho da cabeça. Seus olhos de tamanho médio tem forma alongada, são ligeiramente oblíquos e de coloração escura. As pequenas orelhas tem um característico formato triangular e pontudo, são portadas eretas, inseridas altas e relativamente próximas uma da outra.
A pelagem é dupla, com um longo pelo externo, reto e separado, com subpelo curto, grosso e lanoso.

Variações

A raça tem 5 variações em relação ao tamanho:
Spitz Alemão Anão: até 22 cm;
Spitz Alemão Pequeno, até 29 cm;
Spitz Alemão Médio, de 30 a 38 cm;
Spitz Alemão Grande, de 42 a 50 cm; e
Spitz Alemão Gigante de 50 a 60 cm.

Dicas a +
Raça

Spitz Alemão

País de origem Alemanha
Nome orginal Deutscher Spitz
Grupo 5 Spitz e Tipos Primitivos
Utilização Cão de Guarda e Comapanhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Dócil, Leal, Desconfiado com estranhos
Adestrabilidade Alta

Setter Irlandês Ruivo

 
O Setter Irlandês Ruivo  é um lindo cão de pelagem longa, ótimo companheiro e de aparência nobre e elegante. Antigamente o Setter Irlandês era branco, com manchas vermelhas, evidenciando uma origem em comum com o Setter Inglês.
A cabeça do Setter Irlandês  é longa e fina, nem estreita nem modelada. Seus olhos são castanhos, e não muito grandes. As orelhas do Setter Irlandês são de tamanho moderado, textura fina, de inserção baixa e posterior. A cauda desta raça é moderadamente longa, proporcional à estatura do cachorro.
O Setter Irlandês Ruivo tem pelagem curta e fina na parte anterior dos membros e na ponta das orelhas, e nas outras partes do corpo é de comprimento moderado, de 5 a 6 cm. de comprimento, de textura sedosa, bem estirado, com franjas ricas, mas leves. A cor é castanho brilhante, sem vestígios de preto.
A altura dos exemplares machos da raça Setter Irlandês fica entre os 56 e 64 cm, medidos sempre a altura da cernelha. No caso das fêmeas, fica entre os 54 e 62 cm. O peso fica entre 20 e 30 kg, sempre proporcionais ao tamanho do cachorro.
 
Dicas a +
Raça

Setter irlandês Ruivo

País de origem Irlanda
Nome orginal Irish Red Setter
Grupo 7 Cães Apontadores
Utilização Cão de Caça e Companhia
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Ativo, Vivo, Afetivo, Leal, Inteligente
Adestrabilidade Alta

Pit Bull


Ao longo do século 19, criadores europeus iniciaram experimentos entrecruzando Bulldogs e cães terriers, à procura de um cachorro que pudesse combinar a esportividade dos terriers com a resistência e atleticidade dos Bulldogs.
O resultado desse experimento foi um cachorro que reunia todas as qualidades dos grandes guerreiros: coragem, resistência e gentilieza com seus familiares.
Mais tarde, levados aos Estados Unidos, esses cães foram utilizados em ranchos e fazendas nas mais diversas atividades, desempenhando desde funções relacionadas à caça, até mesmo ajudando na lida com o gado. Muitos exemplares da raça também eram utilizados com sucesso como cães de companhia.
Atualmente, os cães da raça American Pit Bull Terrier continuam demonstrando essa mesma versatilidade, e estão aptos a participarem de campeonatos de obediência, faro, proteção, agility e tração.
De porte médio, o American Pit Bull Terrier é um cachorro de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Combina resistência e atleticidade com graça e agilidade.
A cabeça do American Pit Bull Terrier é descrita como um elemento chave quanto ao tipo da raça. É grande e larga, dando impressão de grande força, sem ser desproporcional ao tamanho do seu corpo. O American Pit Bull Terrier apresenta um focinho largo, com trufa grande, narinas largas e bem abertas, podendo ser de qualquer cor. Os olhos tem tamanho médio, de formato redondo ou amendoado. Todas as cores são aceitas, exceto o azul. As orelhas são inseridas altas, portadas semi-eretas.
A pelagem lisa e brilhante do American Pit Bull Terrier é bem assentada ao corpo e moderadamente áspera ao toque. Se apresenta em todas as cores e marcações; qualquer cor ou distribuição de cores, bem como qualquer combinação são igualmente aceitas.
O American Pit Bull Terrier é uma raça fiel e bastante apegada ao seu dono. Ao contrário do que muitos pensam, costumam ser bastante amigáveis com os seres humanos. Comportamento agressivo com o ser humano não é característico da raça, portanto, é altamente indesejável de acordo com o padrão oficial da raça.
Como a maioria dos American Pit Bull Terriers apresentam algum nível de agressividade em relação a outros cães, é uma raça destinada a proprietários experientes, capazes de ensinarem e socializarem os cães da maneira adequada.
É admirável o carinho do American Pit Bull Terrier com as crianças e sua docilidade, até mesmo com pessoas estranhas, o que não faz da raça a mais indicada para guarda de propriedade.

Dicas a +
Raça

American Pit Bull Terrier

País de origem Estados Unidos da América
Nome orginal American Pit Bull Terrier
Grupo 11 Raças Não Reconhecidas pela FCI
Utilização Guarda e Companhia
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Muito Alta
Temperamento Alegre, Agressivo com outros Animais
Adestrabilidade Média  
 

Cocker Spaniel Inglês


Cocker Spaniel Inglês - Os spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas.
Entre os spaniels mais conhecidos, está o Cocker Inglês, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferenciando-se claramente do primitivo, que era parecido com o Springer atual.
O Cocker Spaniel Inglês é um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves. Devido ao seu pequeno porte é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte.
Dotado de excelente olfato, o Cocker Spaniel Inglês descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono. Alegre, robusto e esportivo, o Cocker Spaniel Inglês é bem equilibrado, compacto. O nariz da raça é largo, os olhos são grandes e escuros, expressando inteligência e doçura. As orelhas apresetnam forma lobular, de inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pelos lisos e sedosos.
A cauda do Cocker Spaniel Inglês prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem da raça é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo.
As cores admitidas para a raça Cocker Spaniel Inglês são muitas. Nos unicolores, o branco é aceito somente no peito. O tamanho médio dos exemplares de Cocker Spaniel Inglês é de 40 cm para os machos e 38,5 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha.
O peso fica entre os 12 e 14,5 kg.


Dicas a +


País de origem Grã-Bretanha
Nome original English Cocker Spaniel
Grupo 8 Retrievers, Levantadores e Cães D'água
Utilização Levantador de Caça
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Alegre, Dócil, Destemido, Afetuoso, Ativo
Adestrabilidade Alta