Pages - Menu

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Terra Nova ou Newfoundland



Assim como a de tantas outras, a origem da raça Terra Nova é incerta. Umas das prováveis teorias sustenta que os ingleses foram os introdutores da raça na vasta ilha de Terra Nova, situada ao norte do continente americano.
Alguns admitem esta hipótese, mas afirmam, no entanto, que o verdadeiro Terra Nova, isto é, o de pelagem totalmente preta é autóctone da ilha.
Outras teses também são frequentemente citadas, como a que sustenta que a raça se formou como resultado de cruzamentos entre o Labrador Retriever e cães de trenó escandinavos, levados a ilha por pescadores noruegueses. Seja como for, os cães da raça Terra Nova tornaram-se grandes auxiliares do homem. Fortes, altruístas, e plenamente acostumados ao ambiente aquático, são utilizados até hoje como salva-vidas, cão de guarda, companhia, guarda de crianças, cão d'água, entre outras tantas funções.
O Terra Nova é também um grande companheiro. É um cachorro um pouco preguiçoso, porém muito valente. É conhecido por ser um cão amoroso com as crianças, fiel, e excelente protetor. Um cachorro (exemplares machos) da raça Terra Nova pode chegar a altura de até 72 cm, medidos sempre a altura da cernelha.

Dicas a +
Raça

Terra Nova

País de origem Canadá
Nome original Newfoundland
Grupo 2 Cães de Guarda, Trabalho e Utilidade
Utilização Cão de Trenó e Cão D'Água
Porte Grande
Necessidade de exercício diário Média
Temperamento Alegre, Gentil, Sereno
Adestrabilidade Média / Alta

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Terrier Brasileiro





Os ancestrais da raça Terrier Brasileiro não são originários do Brasil. Durante o século 19 e no início do século 20, muitos jovens brasileiros que, após viverem na Europa, especialmente na Inglaterra e na França, retornavam trazendo um pequeno cão terrier. Esses cães adaptaram-se à vida nas fazendas no Brasil e acasalaram-se com cães e cadelas locais.
Mais tarde, esses cães foram também levados aos grandes centros urbanos, e assim, com o passar do tempo, se formou um novo tipo e o fonótipo foi fixado em poucas gerações.
O Terrier Brasileiro é um típico cão terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. De porte médio, o Terrier Brasileiro é forte e musculoso. É um cachorro ágil rápido, agitado e está sempre em alerta. É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares. Elbelto, bem equilibrado e com estrutura firme, apresenta um corpo de estrutura quadrada, com nítidas linhas curvas que o diferencia do Fox Terrier de Pelo Liso.
Um excelente caçador de pequenas presas e um ótimo guarda, o Terrier Brasileiro (também conhecido como fox paulistinha) apresenta pelagem curta e lisa.
A cor da pelagem da raça Terrier Brasileiro é predominantemente branca, com marcações em preto, marrom ou azul.
A altura dos exemplares machos da raça Terrier Brasileiro pode variar entre os 37 e os 40 cm. Já as fêmeas desta raça apresentam altura entre 33 e 37 cm, medidos sempre a altura da cernelha. De acordo com o padrão oficial, o peso máximo para a raça Terrier Brasileiro é de 10 kg.



Raça

Terrier Brasileiro

País de origem Brasil
Nome original Terrier Brasileiro
Grupo 3 Terriers
Utilização Cão de Caça, Guarda e Companhia
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Alerta, Ativo, Amigável, Gentil
Adestrabilidade Alta